Planeje, para a glória de Deus!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste o seus pés da maldade.” Provérbios 4:25-27

Recentemente tivemos os jogos olímpicos de Pequim na China e as televisões informaram que nenhum evento foi transmitido de forma simultânea (on line) até hoje como estes jogos.

A tecnologia de transmissão possibilita acompanhar várias modalidades esportivas ao mesmo tempo, pois os canais de TV a cabo mostram dois eventos simultaneamente e até mesmo a entrega de uma medalha enquanto acompanhamos os atletas em outra cidade.

No nosso trabalho podemos lidar com 3 ou mais situações ao mesmo instante. É comum atendermos ao telefone, responder um e-mail, interagir com alguém no MSN e algumas vezes inclusive com outro interlocutor à nossa frente.

A tecnologia nos possibilita inúmeras facilidades, no entanto, nos leva a viver com a atenção em um reduzido espaço de tempo de nossa vida. Estamos vivendo a “ditadura on line”. Precisamos de tudo imediatamente, ao “clique” do mouse. Não nos contentamos com algo que devemos esperar ou contemplar no futuro. Precisamos de tudo no aqui e agora. Antecipamos nossos prazeres e buscamos desfrutar de tudo que está à nossa disposição, imediatamente, com isto cedemos aos impulsos, vivendo como que levados pelas ondas, seguindo o curso que nos é imposto.

Esta modernidade apresenta vários custos emocionais, espirituais, familiares e também financeiros. Para poder usufruir destas “facilidades” as famílias estão gastando mais do que ganham. Estão se endividando para viver de forma intensa o momento e pagando alto preço por antecipar os prazeres.

Tudo o que consumimos pode ser pago em várias parcelas e ainda “sem juros”, portanto “usufrua do benefício agora e pague depois, consuma já, tenha o prazer agora, faça!”

Deixamos de planejar nosso futuro, de manter as rédeas de nossas vidas e passamos a ser passageiros do nosso tempo, observando e vivendo somente o aqui e agora. Infelizmente o custo deste “sistema” logo vem, causando angústias e apresentando uma conta financeira extremamente alta, desequilibrando famílias, desestruturando carreiras e sepultando sonhos.

Nosso Deus é Deus de ordem e domínio, planeja a execução de toda a história humana e permite que tenhamos a possibilidade de participar de forma ativa de seu trabalho.

Assim, se nosso Deus faz planos por que não o fazemos também?

No texto de Provérbios 4: 25-27 o Senhor nos mostra elementos concretos de planejamento:
1) Olhe para frente - selecione seu alvo;
2) Mantenha o foco - esteja concentrado;
3) Veja por onde anda - tome pé de sua situação atual;
4) Passos seguros - caminhe de forma segura rumo ao alvo;
5) Não se desvie - concentre-se no foco;
6) Afaste-se da maldade - mantenha seu coração bom.

Se nosso Senhor que domina sobre tudo e todos planeja, precisamos seguir seu exemplo. Precisamos cuidar de nossas vidas de forma planejada, a começar de nossas finanças. Precisamos deixar de responder aos apelos da mídia e das necessidades incontidas para planejar nosso futuro financeiro de forma sistêmica preparando-nos para nossos dias de velhice, levando segurança ao nosso cônjuge e filhos.

É necessário quebrar o ciclo, interromper a escravidão das posses e voltar a ordenar nossa vida de forma planejada, estruturada e de acordo com os princípios de Deus.

Comece a planejar sua vida financeira, avalie quanto você gasta, quanto você ganha, o que você está construindo e como será o seu futuro. Administre seus recursos financeiros em harmonia com a palavra de Deus e cresça!

Baseado em Provérbios 4:25-27 sugiro que planeje seu futuro financeiro seguindo estes princípios:
1) Olhe para a frente – Veja como quer que suas finanças estejam no futuro;
2) Olhar fixo – Concentre-se nos seus objetivos;
3) Vejas por onde anda – Avalie sua situação financeira atual, nunca gaste mais do que ganha, use orçamento familiar para cuidar de suas finanças e olhe de frente seus costumes de consumo;
4) Dê passos seguros – Execute seu planejamento financeiro rumo à seus objetivos;
5) Não se desvie – Mantenha o foco nos seus alvos;
6) Afaste-se da maldade – Concentre-se no que é melhor para seu ministério, sua família e comunidade.

Oro para que o Senhor o guie para uma vida mais tranqüila, na paz do Senhor, vivendo no ritmo e velocidade que o Senhor deseja para sua vida.

Bom planejamento e feliz execução!


Por Jose Roberto Luppi para o www.institutojetro.com

0 comentários: